quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Recaida


A recaída é a sombra que acompanha todos os adictos em recuperação. Parece que espreita em cada curva de nosso caminho e temos razão em não menos prezá-la. Muitos companheiros já sofreram duramente seus golpes e alguns soçobraram acabrunhados pela sua força.Pensemos os aspectos que contribuem para que a Recaída aconteça. Este deve ser um sério e profundo mergulho dentro de nós mesmos, onde a honestidade é nossa maior arma.Assim como a Recuperação é individual a recaída também é. Existem generalizações, mas a individualidade é que será o ponto decisivo de funcionamento.Às vezes é um processo sutil e lento. Em outras, ela vem como uma tempestade que nos leva de roldão. Mas sempre, sempre começa dentro de nós. Os sinais que apresenta podemos listar da seguinte maneira:
OS 12 PASSOS PARA A RECAÍDA
CADA RECAÍDA TEM UMA ORIGEM, CONHEÇA OS SINTOMAS DE PERIGO.

01. COMECE A FALTAR AS REUNIÕES PORQUE QUALQUER MOTIVO: REAIS OU IMAGINÁRIOS.
Pense, com honestidade, se você deixaria de comparecer a algum programa descontraído porque estava com dor de cabeça ou seu time vai jogar. Pense se abandonaria uma reunião de trabalho ou estudo porque está cansado, ou está chovendo.


02. CRITIQUE OS MÉTODOS UTILIZADOS POR OUTRAS PESSOAS, POR NÃO ESTAR EM COMPLETO ACORDO COM OS QUE VOCÊ EMPREGA.
Neste momento, pense que você “esqueceu” que cada um tem sua Recuperação particular, portanto é natural que haja pequenas diferenças individuais e que seu “jeito” serve apenas para você. O máximo que pode fazer é trocar experiências e, assim como deseja que seu companheiro experimente seu método, tende a humildade de experimentar o dele se realmente está tendo resultados cosntrutivos e não apenas de “fechamento de garrafa”.


03. ALIMENTE A IDÉIA DE QUE, ALGUM DIA, VOCÊ PODERÁ SE DROGAR NOVAMENTE E CONVERTER-SE EM UM DROGADO  CONTROLADO.

Você realmente ainda alimenta essa prepotência? Revise sua Recuperação, algo não vai bem. Ainda  a droga  é tão necessária que você não pode, nem que controladamente, afastar-se dela?
A idéia de que o mundo inteiro está errado e apenas nós é que sabemos das coisas é extremamente infantil e o resultado será igualmente infantil, no caso da dependência quimica, fatalmente infantil.


04. DEIXE QUE OS OUTROS MEMBROS DE SEU GRUPO FAÇAM O TRABALHO DO DÉCIMO SEGUNDO PASSO POR VOCÊ.
Os passos são individuais e intransferíveis, são tão profundos que passaremos o resto de nossas vidas os repetindo e muitos, terão que repetir desde o primeiro, portanto ninguém pode caminhar por você. Você quer recuperar o domínio e a liberdade de sua vida, caminhar com suas pernas faz parte deste processo. Tendo aprendido isso através da dor e do desespero você se negaria a tirar poucos momentos de sua vida que estava perdida para estender a mão para um irmão de caminhada? O que teria acontecido a você se não tivesse havido alguém que se dispusesse de seu tempo para conversar e ajudar você? Seu irmão caído é você no passado, leve-o para o futuro luminoso que você vive hoje, dispondo-se a transmitir a mensagem.


05. ADQUIRA CONSCIÊNCIA DE SUA "ANTIGUIDADE" E OLHE CADA RECÉM CHEGADO
COM CETICISMO E IRONIA.
Existirá alguém tão pretensioso que se julgue conhecedor de todos os mistérios da vida? A Irmandade de N.A faz parte de um desses mistérios e os caminhos da alma humana são bifurcados e escondidos demais para nos alçarmos em conhecedores dela. Portanto, sua caminhada feita não justifica sua prepotência junto ao recém chegado, deve ser motivo de felicidade para você e para o recém chegado será Esperança. Não negue ao seu irmão a mão da Esperança, ela poderá fugir de você e não faça por este medo, faça por compaixão, a qual já lhe foi tão útil, talvez tenha sido sua bóia de salvação.


06. SINTA-SE SATISFEITO COM SEUS PONTOS DE VISTA A CERCA DO PROGRAMA E CONSIDERE-SE UM "VELHO MENTOR".
Nossos olhos estarão vivos e agudos enquanto estiverem abertos para novas possibilidades, novos enfoques porque o que enxergamos jamais será o Todo, assim como jamais enxergaremos a Deus, mas apenas seus movimentos dentro de nós. Sempre seremos um Caminhante na longa estrada do aprendizado, tanto mais que já escorregamos na bifurcação da dependência. Jamais saberemos tudo ou deixará de existir algo para aprender. Se você aceita que os 12 passos de N.A são perfeitos, significa que a extensão deles não pode caber numa só passagem, mas que temos aprender e voltar a aprender.


07. ORGANIZE DENTRO DE SEU GRUPO UM "CLÃ", UM "GRUPINHO" DE POUCOS MEMBROS QUE COMPORTEM ABSOLUTA E TOTALMENTE SUAS IDÉIAS.
Mas não esqueça que estará organizando sua “separação” do mundo, um deslocamento bem pouco saudável na medida em que aprendemos com os que concordam conosco, mas muito mais com os que não concordam porque funcionam como sinalizadores de nossas inacabáveis fragilidades. É o que não suportamos ou não queremos ver em nós mesmos e, se forem facetas já superadas por nós, podemos olha-las sem temor, quem sabe, com isso, ajudando nosso companheiro a aparar suas arestas.


08. DIGA EM SEGREDO AO RECÉM CHEGADO, QUE VOCÊ NÃO TEM NECESSIDADE DE LEVAR ALGUM OU ALGUNS DOS DOZE PASSOS A SÉRIO.
Você recebeu tão pouco auxílio que é capaz de, na chegada, contaminar a caminhada de seu companheiro? O que está faltando dentro de você para se arvorar em mestre? Esta é uma caminhada para os fortes e honestos e não para os que tem medo de ver a si mesmos e reconhecer suas pontiagudas imperfeições. Forte não é aquele que grita ou impõe, forte é o que sabe ouvir para se melhorar e transmitir. O forte partilha e não retira ou tenta construir o outro á sua semelhança como se tivesse, em sua insanidade a pretensão de igualar-se a Deus.


09. PERMITA QUE SE APROFUNDE EM SUA MENTE A GRANDE AJUDA QUE VOCÊ PRESTA A OUTRAS PESSOAS, E NÃO LEMBRE QUE O PROGRAMA DE NARCOTICOS ANÔNIMOS ESTÁ AJUDANDO VOCÊ.
Se você está ajudando outras pessoas isso é maravilhoso, você estará ajudando a você mesmo porque, cada vez que fala sobre os benefícios e as transformações criadoras que aconteceram em sua vida, você estará reafirmando sua recuperação. E sua recuperação deve-se, em grande parte, à sua aceitação incondicional ao programa dos 12 Passos de N.A. E este programa continua, incessantemente, ajudando você na medida que lhe dá a oportunidade de auxiliar seus irmãos.



10. DESQUALIFIQUE DE IMEDIATO, O MEMBRO QUE TENHA SOFRIDO UMA RECAÍDA.
Apenas os insanos e os débeis têm a suprema ousadia de dizer: “Desta água não beberei”. Pobre deles que não conseguem enxergar sua dimensão falível e humana. Tão maravilhosa e tão perfeita, ao mesmo tempo, que as quedas estão à nossa frente para nos ensinar que somos todos irmãos e que poderemos, um dia, estar caídos esperando uma mão estendida. Seu companheiro recaiu? Puxe-o de volta para o firme e poderoso carro do N.A e não esqueça de limpar suas vestes para que se sinta digno de estar tentando novamente e todos os dias durante 24 horas.


11. CULTIVE O HÁBITO DE EMPRESTAR OU PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO A SEUS COMPANHEIROS E COMECE A SE AFASTAR DAS REUNIÕES, PARA EVITAR ENCONTROS DESAGRADÁVEIS.
Seus companheiros não são Banco e grande parte deles ainda sofre a devastação deixada pela adicção ativa, refazendo sua vida econômica arduamente. Viva de acordo com suas posses, seja digno do nome de Homem. Respeite suas fraquezas e não se entregue à facilidade de estender a mão pedinte. Mesmo que seu companheiro tenha posses não é obrigado a servir você, seus bens são fruto da vida dele e não da sua. Caso um companheiro lhe veja em dificuldade e tenha a grandeza e a oportunidade de lhe ajudar, aceite com o objetivo honesto, ético e moral de devolver. Não entre em situações que o enfraqueceram enquanto em recuperação e enquanto ser humano.


12. CONVENÇA-SE DE QUE O PROGRAMA DE SÒ POR HOJE É VITAL PARA OS "NOVOS", E DE QUE VOCÊ JÁ "SUPEROU" ESSA ETAPA.
Todos somos sempre “novos” dentro de N.A se a Recuperação em nós estiver enraizada. Todos os dias temos algo aprender, mesmo com o companheiro que chega alquebrado, no mínimo para termos certeza do que não queremos mais vivenciar. Cada depoimento, cada idéia ou funcionamento é uma descoberta que devemos respeitar e a ela ser gratos. Quem, todos os dias, abre os olhos sabendo que milagres de revelação podem acontecer será para sempre um digno discípulo dos mandados de Jesus, o maior Mestre que já existiu, creiamos Nele enquanto divindade ou não.
Se você superou alguma etapa seja grato à sua força e coragem, mas sabendo que muitas mais, infinitas mais se descortinam à sua frente para que você tenha a deliciosa chance de crescer até que chegue sua hora de mencionar os resultados diante de uma outra vida que agora não nos pertence ainda.
Na leitura destes passos demarcados por análise, podemos encontrar qual, ou quais deles se movimentam dentro de nós antes que possam se manifestar e assim nos prevenindo contra o assustador monstro da Recaída que, com nossa atenção e humildade passará a um ratinho administrável.
Tenha a certeza: tanto a Recuperação quanto a recaída tem morada dentro de nós e a nós cabe alimentar ou uma ou outra.
As armas que temos são a consciência, a coragem de enxergarmo-nos, a confiança em Deus e a fé inabalável em Sua criatura: nós, seres humanos caminhando, não mais a esmo, mas com o caminho iluminado pela Luz de N.A. Seres humanos não mais paralisados pela negritude da dependência, mas livres, como livres fomos feitos para escolher entre o Bem o Mal, o Bom e o Ruim. Todos nós trazemos o livre arbítrio como escudo, a decisão como arma e o discernimento como sinalizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela tua visita e volte sempre...