segunda-feira, 18 de março de 2013

Assertividade

Conversas Assertivas, Relacionamentos Sinceros!

Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ser assertivo é dizer "sim" e "não" quando for preciso.
Pessoas com comportamento mais assertivo sentem menos ansiedade, tem maior grau de internalidade segundo o critério de locus de controle de Levenson e melhor auto-estima.Conviver com pessoas assertivas também aumenta a auto-estima e diminui a agressividade.

Isso aí em cima não fui eu que concebi, foi a maior conciência coletiva que existe hoje a Wikipédia.



                           

Aprendi com meus companheiros que uma mente confusa resulta numa partilha confusa, não me foi dito abertamente que eu deveria pensar primeiro, para falar depois, mas aos poucos você vai percebendo que quando sua mente está confusa sua partilha tende a ser mais confusa ainda.

E imaginem só, se a partilha, que discorre somente conosco falando, é confusa, o que acontecerá se tentarmos travar um dialogo? Confusão na certa!



     

Assertividade é aprender a não deixar as emoções entrarem em conflito com o que a boca fala, sem assertividade apontamos os defeitos alheios sem o menor escrúpulo, depois nos arrependemos de falar, ou então ouvimos de rebate outra carga de "deselogios", e então ficamos magoados.

Quando decidimos ser assertivos, muitas vezes somos questionados por nossas não ações, pelas palavras não ditas, ou o silêncio, mas não é porque não fazemos nada, não falamos nada e não fizemos nenhum barulho que nossas mentes e corações estão vazios, muitas vezes quando acontece algo que me aborrece demais opto por me distanciar por algumas horas e até por alguns dias, e ao contrário do que tudo indica, muitas coisas estão acontecendo.

É no calar da minha boca que eu me questiono, é na não ação que faço os curativos no meu coração, é no silêncio que acalmo minha mente, do contrário eu estaria gritando, julgando, me magoando e aumentando ainda mais minha lista de insanidades.

Outro dia comentei com uma outra companheira sobre as postagens nos blogs, acho que nunca comentei isso, mas o meu por exemplo tem um "delay" de alguns dias em relação ao fato ocorrido e o dia que posto, porque tento evitar que as emoções tomem conta da mensagem e ela saia distorcida para vocês.

Assertividade é travar primeiro uma conversa consigo mesmo, se colocar na posição do outro. Você mesmo gostaria de ouvir o que tem a dizer?

Assertividade é analisar e até que ponto determinada conversa é apropriada e até que ponto é ofensiva. Por exemplo, dizer:



         

"Lá no grupo de apoio, você pode encontrar pessoas as quais você se identifique mais do que eu com você, lá elas entenderão sua dor provavelmente muito mais do que eu, minhas dores e frustações são outras, muitas vezes não consigo nem ao menos lidas com as minhas, quem dirá poder te ajudar com as suas, mas sei que juntos, e em recuperação podemos nos ajudar mutuamente não de uma forma psicologica, mas talvez de uma forma espiritual imensamente amorosa!"


É diferente de dizer:

"EU NÃO TE ENTENDO, VOCÊ É UMA PESSOA DOENTE,NÃO AGUENTO MAIS SUAS INSANIDADES!!!VAI PRA SALA, PORQUE SÓ LÁ EXISTE GENTE DOENTE E NEURÓTICA QUE NEM VOCÊ"

Posso dizer que já ouvi os dois discursos, e o que me levou a entrar em recuperação realmente não foi esse ultimo, escrito em letras maiusculas!

Ser assertivo é conversar com amor, é ser amavél, e ser amável não é ser fraco pelo contrário, controlar a raiva e a ira, abrir mão do julgamento para expor suas emoções, seus medos e frustações é algo que só os fortes conseguem fazer.

Muitas vezes as pessoas são agressivas e mal educadas conosco por acharem que é isso que nós merecemos ou que nós refletimos, afinal de contas, muitos de nós aqu, sempre foram os Super-Hérois, os "Senhores Sabe-Tudo", muitas vezes para sermos assertivos precisamos primeiro admitir nossa impotência perante o outro.

Assertividade não é sinônimo de certeza, você algumas vezes não será vitorioso numa explanação mesmo que ela seja banhada de assertividade, mas lhe garanto, uma conversa onde, em um dos lados a ASSERTIVIDADE trabalhar , jamais se transformará em discussão, porque o assertivo não discuti, com ele não há embate, ele nunca se coloca em posição de confronto, pelo contrário o assertivo é sempre um mediador!

Amo Vocês!!!


Incondicionalmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela tua visita e volte sempre...