quinta-feira, 4 de abril de 2013

TESTEMUNHO

A experiência de uma jovem mulher em recuperação



                           

Seu nome é Sonia, 23 anos, e está em fase de reintegração de seu processo de recuperação . Passou 13 meses em uma instituição chamada Nazaré House, em Cañada de Gómez, uma pequena cidade na província de Santa Fé, Argentina. Seu olhar é direto, suave e simples. Denota paz e serenidade e maravilha em um rosto tão jovem e fresco.

- Como você decidiu se aproximar de um programa de recuperação?
- Ele tinha 21 anos. Usei drogas por sete anos, e em um ponto da minha vida, quando se tornou insuportável discriminação social para com as pessoas viciadas, um amigo me ajudou a decidir. Era difícil para mim como uma mulher, não como viciados comuns femininas recuperar das drogas. Eles são muito mais marginalizados do que os homens. Custou-me muito no início, tanto em atividades de grupo, como parte do trabalho de recuperação que eu tive que fazer uma. Internarme eu tinha fora de casa, já que era a única instituição mista. Eu me senti muito sozinha, na verdade, já que não havia praticamente nenhuma visitantes.

- Por quê?
- Desde que eu não tenho mãe, e meu pai é doente mental. Eu fui criado pela minha avó, e ela era muito difícil ir para os grupos de tratamento. Eu ia ver-me a cada três meses, e que foi muito difícil para mim, até recentemente, quando eu comecei a minha reabilitação.

- Foi difícil não ter drogas na mão?
- Não, não me custou tanto quanto a questão da família.

- Como é uma casa de recuperação?
- Em primeiro ... não entendo muito bem o que era: Fiquei muito chapado. Então eu comecei a descobrir quais eram as regras. O que me impressionou foi o carinho com que fui recebido. Eu me perguntava como eu vai querer se mal conhece? Era ilógico para mim no momento, eu não sabia que eles eram realmente feliz que alguém tinha decidido a lutar por sua vida. É uma mini-empresa formado por valores e regras que aqui, servem como armas para dizer não a este ou aquele.
Valores

- Como é que para valores?
- é o que foi perdido, mas na verdade é o que é eu, eu. No momento em que eu cheguei, minha auto-estima era muito baixa, mas hoje eu me sinto forte não se moveu dar às coisas. É muito importante a forma como lidamos com a questão da honestidade, um viciado não fala, não expressa, mas atos. E o amor, que é o motor mais robusto da existência ... O centro eu fui a uma instituição católica.

- A religião nestes processos?
- Eu servido. Experiências vividas muito fortes ... Páscoa, Natal, tantas coisas que se movem dentro de você, e fazer você se perguntar como é possível que um fez tantas coisas contra ele sem perceber! Mas tudo correr do jeito que você quer trabalhar com essas coisas e quer reabilitar energia. E para ajudar, existem quatro regras fundamentais muito claras: NÃO às drogas, sem sexo, sem álcool e não à violência. Eu não sei, talvez eu tenha ido tão concientizada que procurou mudar, não me custou segui-los, não me custou tanto como problema de abstinência emocional.

- Será que você encontrar amigos em Nazaré?
- Não há amigos. Não podemos controlar como amigos, porque se não fizermos esse tipo de relação entre as pessoas que foram viciadas, é perigoso. Corremos o risco de desistir. A única coisa que poderia discutir é drogas, tempo passado. Muitas pessoas estão deixando as extremidades da aliança e da comunidade. Assim, com o tratamento um outro parceiro, e temos bem claro desde o início. Coisas pessoais faladas em conversas pessoais com o psicólogo, ou os operadores terapêuticas.

- Esses operadores também são pessoas recuperadas?
- Mais, e que ajuda a honestidade, já que eles sabem como um viciado sente, como ele engana e é enganado.Eu inclinado fortemente para uma vida de maior qualidade. Eles dão-lhe ferramentas: valores. É difícil, no entanto eu ganhei é incomparável. No momento em que eu começar a voltar no tempo e ver o que eu estou ficando com meus próprios esforços, ninguém daria nada ...
Reinserção

- Em que fase do tratamento que você está?
- Na fase de reintegração. Nesta fase, é proibido de se relacionar com pessoas viciadas. No meu caso é muito raro, uma vez que os mesmos amigos que são viciados, são o que me ajudou a começar o meu processo de recuperação. Eles têm muito claro quando eu sou, e não tentar me oferecer álcool ou maconha, não. Em vez disso, sempre disposto a dar uma mão para prosseguir.

- Qual é a parte mais difícil desta fase?
- Foi difícil no começo, porque eu não sabia que as pessoas saudáveis, mas todas as pessoas viciadas. Então, eu me tranquei em minha casa e vivia sozinho. Assim que me convenceu que eu deveria sair e interagir com outras pessoas. Embora eu ainda tenho medo, eu comecei a fazer novos relacionamentos. Eu tenho um amigo chamado Ulisses e é meu parceiro para tudo.

- Quando é a reabilitação?
- nunca, para o resto de sua vida. Uma delas é a abstinência de drogas, violência, álcool. É muito difícil, porque a sociedade não ajuda muito. Uma das coisas mais importantes da recuperação é o incentivo para estudar e trabalhar. Ser ocupado todo o dia, manter a mente focada no que você está fazendo. Estudar, trabalhar, praticar esportes, sair e desfrutar ... Todos os limites recebendo. Um dia eu disse algo que mexeu comigo: era hora de recolher o NO. Assim como antes tinha recolhido todos SI, agora teve que definir os limites usando o NO, que são poderosos para forjar um estilo de vida diferente. Isso pode fazer você bater com as pessoas, especialmente com os viciados, como no meu caso.

- Qual é a sua meta para o futuro?
- Continuar a estudar e trabalhar na mesma instituição que me ajudou. Ser operador assistente ou terapêutico.

- O que você quer que as pessoas saibam, além de tudo o que falamos?
- O conflito real é que ninguém nega que é uma pessoa doente. Um nega a realidade que tem de viver, pois não é capaz de lidar. Vida do viciado é escuro, muito escuro. Um viciado não pode expressar. É incapaz de abrir as portas e sair. É uma vida de mentira constante. É como viver em um ovo, uma concha de self-made de mentiras e anti. E no momento em que você abrir a concha, pouco a pouco, e vendo a realidade que sempre foi assim e nunca quis ver. Eu não poderia único, eu precisava de ajuda, como a maioria das pessoas viciadas. A reabilitação é um renascimento. Para mim, foi a melhor coisa, uma mudança de vida que eu posso dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela tua visita e volte sempre...