terça-feira, 21 de maio de 2013

Jovem que usa maconha fuma mais tabaco, conclui pesquisa


Uma nova pesquisa apresentada no último domingo na reunião anual das Sociedades Acadêmicas de Pediatria, em Washington, reforça a ideia de que o uso de cigarros são uma porta de entrada para a maconha.

- Ao contrário do que seria de se esperar, também descobrimos que os alunos que fumavam tabaco e maconha eram mais propensos a fumar mais cigarros do que aqueles que fumavam apenas tabaco - disse o autor do estudo Megan Moreno do Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle e professor associado de pediatria na Universidade de Washington.

Moreno e seus colegas selecionaram aleatoriamente estudantes universitários de duas universidades americanas para participar do estudo. Os alunos foram entrevistados antes de entrar para a faculdade e, novamente, no final do seu primeiro ano para responder sobre suas atitudes, intenções e experiências com as substâncias químicas.

Os alunos foram questionados se eles usaram tabaco ou maconha alguma vez em suas vidas e nos últimos 28 dias. Os pesquisadores também avaliaram a quantidade e frequência da maconha e do tabaco nestes últimos 28 dias.

Os resultados mostraram que, antes de entrar para a faculdade, 33% dos 315 participantes relataram o uso do tabaco, e 43% dos que provaram o cigarro eram usuários atuais. Além disso, os usuários de tabaco eram mais propensos a ter usado maconha do que aqueles que não fumaram nicotina.

Até o final de seu primeiro ano, 66% dos participantes que relataram o uso do tabaco antes de entrar para a faculdade permaneciam como usuários atuais, com uma média de 34 cigarros por mês. Destes, 53% relataram uso de maconha concorrente. Em geral, os usuários de ambas as substâncias fumavam mais tabaco que os outros, na média mensal: 42 contra 24.

- Essas descobertas são significativas porque, no ano passado, vimos a legislação aprovada que legaliza a maconha em dois estados americanos (Washington e Nevada), disse Moreno. - Embora o impacto dessas leis sobre o uso da maconha seja uma questão crítica, os nossos resultados sugerem que devemos considerar também se o aumento do uso da maconha vai impactar o consumo de tabaco entre os adolescentes mais velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela tua visita e volte sempre...